Fhinck & Afya

O Centro de Serviços Afya, cliente Fhinck desde 2021, destaca-se como um Centro de excelência e inovação. Reconhecido por sua liderança em projetos tecnológicos, conquistou o prêmio “Melhores do Ano em CSC” na sua estreia na premiação da ABSC em 2022. Como peça estratégica, o CSA utiliza tecnologia para impulsionar a empresa para o futuro, representando o cérebro e o coração operacional da organização.

Resultados com a Fhinck

25% de aumento na produtividade

20 iniciativas estratégicas implantadas

Um Salto de Autonomia na Melhoria Contínua

Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) muitas vezes enfrentam obstáculos significativos ao tentar proporcionar visibilidade para áreas funcionais com oportunidades de otimização. Essa é uma tarefa desafiadora que, em muitos casos, resulta na sobrecarga e lentidão das operações da área de Gestão de Serviços. 

Mas no caso do CSA, Centro de Serviços Afya,  esses obstáculos foram superados, alcançando um segundo patamar com a Fhinck, agora utilizando dados para promover uma operação mais autônoma e parcerias internas eficazes em seus projetos de melhoria. Não se trata apenas de mais um projeto; é uma transformação significativa na forma de operar da empresa: decisões e melhorias implantadas baseadas em dados por toda operação.

A iniciativa, idealizada pela Gerente de Gestão de Serviços, Polliana Rocha, surgiu no início deste ano após a conquista de maturidade na utilização de dados na área de Melhoria Contínua – que começou com 4 pessoas e hoje já reúne 12 profissionais – um ponto focal em cada esteira de processo do CSC. Com o objetivo principal de ampliar a mensuração e impactos de geração de valor para essas áreas atendidas.

Time Gestão de Serviços Afya

Da Teoria à Prática: 20 Iniciativas Estratégicas implantadas

Esta proposta de trabalho do time de Melhoria Contínua se trata de um convite para todas as áreas do CSC explorarem os dashboards da Fhinck em busca de oportunidades de otimização para seus respectivos times.  

Até o momento, foram implementadas 20 iniciativas estratégicas que surgiram das áreas de Suprimentos, Departamento Pessoal, Faturamento, Bolsas e Financiamentos, Contas a Pagar, Tesouraria, Contábil, Fiscal, Central de Notas e Patrimônio. Essas iniciativas foram fruto dos esforços autônomos de cada uma dessas áreas, demonstrando um comprometimento com a transformação da análise em prática.

Além dessas iniciativas implantadas, é importante destacar que diversas outras estão em fase de planejamento, evidenciando o contínuo empenho em melhorar e otimizar processos internos e já totalizaram um aumento de aproximadamente 25% de produtividade nos times.

Conheça algumas das iniciativas:

“Implementamos OKRs para o time em que a cada trimestre, 1 melhoria oriunda da Fhinck deveria ser implantada em cada processo do CSC. O time deve analisar os dados da ferramenta com foco na geração de valor, alinhar as necessidades com a área de negócio, apresentar e aprofundar nos dados. A responsabilidade de implementação final continua sob responsabilidade da área de Melhoria Contínua e os resultados falam por si.”

Polliana Rocha, Gerente de Gestão de Serviços

Fhinck & Afya