Desafio Special Ops (Operações)

Case: Frete intergalático

Em uma galáxia muito distante. Você administra uma frota de espaçonaves que faz o fretado intergaláctico de heróis e vilões que querem desbravar as estrelas. Você está com seu planejamento de fretes em mão, que contém as viagens realizadas nos próximos dias. A operação foi elaborada pelo seu Android, que não é lá muito bom em planejamento e interpretação de texto, afinal, ele é uma versão melhorada de uma cafeteira com IA. Não espere muito dele. 

O seu objetivo é identificar o quão bom está esse planejamento de viagens, ou seja, quantas viagens serão canceladas porque seu Android selecionou um avião errado para o frete. Cada espaçonave tem suas características como quantas pessoas pode carregar, capacidade de carga e quanto de combustível tem disponível. Fique atento porque, cada viagem não realizada não será válida, ou seja, você não ganhará a receita daquele voo e não pode considerá-la no seu lucro. 

Por sorte, seu Android te avisou que há algumas peças sobrando na oficina. Você pode usá-las para melhorar o dimensionamento de suas espaçonaves e aumentar a quantidade de voos válidos. Calcule o lucro de antes e depois dessas melhorias, para mostrar para seu Android como que se faz. Aprendizado por reforço… é importante ele aprender.

Pouco tempo depois de aplicar suas melhorias dimensionais nas naves, alguns Jawas te abordam vendendo alguns chips eletrônicos. Eles prometem que cada chips pode melhorar o desempenho das suas espaçonaves. Mas você sabe que todo Jawa é um bom comerciante. Portanto, antes de comprar, utilize as características dos chips que eles te oferecem, para identificar qual combinação de chips é melhor para otimizar seus lucros. Você quer encontrar qual seria o lucro máximo, de todos os voos válidos, após as melhorias.

Com tudo feito, elabore um vídeo, de até 30 minutos, para apresentar detalhadamente suas resoluções e resultados encontrados, para as três etapas do desafio. Essa é a parte mais importante de todas, portanto, concentre-se e extraia todo seu potencial. No problema apresentado, iremos avaliar sua familiaridade com modelagem de dados, interpretação e resolução de problemas complexos. No vídeo, queremos avaliar como é sua comunicação, como você desenvolve sua linha de pensamento e, também, como consegue explicar e apresentar um assunto técnico e complexo para outras pessoas. Não se esqueça de nos contar como tomou as decisões e suas escolhas na resolução dos problemas. Você poderá usar qualquer ferramenta para modelar e apresentar os resultados, mas será considerado um diferencial, não obrigatório, o uso de alguma ferramenta de BI.

Boa sorte, young padawan, and may the force be with you!

Faça o Download dos documentos necessários aqui: 

 

 

Instruções de Avaliação

Primeira Fase

Objetivo: Encontrar a quantidade de voos válidos e o lucro das viagens.

Segunda Fase

Objetivo: Usar as melhorias de dimensionamento nas espaçonaves, para aumentar a quantidade de viagens válidas e calcular o novo lucro da empresa

Terceira Fase

Objetivo: Otimizar a equação lucro do plano de viagens, utilizando a melhor combinação dos chips de melhorias de eficiência operacional.

Quarta Fase

Objetivo: Apresentar o desafio, seus objetivos, resultados e resoluções.

Traduzir »